Você está em:

Diversos

Trem-bala que faz até 400 km/h

 

No dia 10 de maio, a companhia ferroviária japonesa JR East começou a testar o novo Alfa-X, um trem-bala de alta velocidade projetado para atingir a velocidade máxima de 400 km/h. O lançamento para uso comercial no Japão está previsto para 2030. Trata-se hoje do trem mais rápido do mundo, superando o Fuxing Hao, da China. Nas operações de dia a dia, o veículo deve transportar os passageiros a 360 km/h.

 

Para lidar superar a resistência do vento ao entrar nos túneis, o primeiro vagão do Alfa-X possui uma  ponta afunilada. Estreito e com apenas três janelas, o vagão terá pouco espaço para passageiros. Os testes serão conduzidos à noite, durante os próximos três anos, entre as cidades de Aomori e Sendai, de acordo com a Bloomberg.

 

Embora o Alfa-X seja o trem mais veloz do planeta nesse momento, é provável que perca o título antes mesmo de entrar em operação. Isso porque está previsto para 2027 o lançamento de um trem que utilizará um sistema magnético para viajar entre Tóquio e Nagoya. O trem inovador deve alcançar os 505 km/h, reduzindo a jornada entre as duas cidades a 40 minutos.

 

O Alfa-X terá freios a ar no teto e também usará placas magnéticas próximas aos trilhos para desacelerar, além de freios convencionais. O trem terá ainda amorcedores e suspensão a ar para manter a estabilidade nas curvas. O nome Alfa-X é uma abreviação para “Advanced Labs for Frontline Activity in rail eXperimentation” (Laboratórios Avançados de Vanguarda em Experimentação nos Trilhos).

 

 

fonte: RevistaÉpocaNegócios


Comente









Notícias Gerais