Você está em:

Diversos

Compreenda o tamanho real dos países

 

A Groenlândia é uma ilha enorme? Qual é o verdadeiro tamanho da África? E do Brasil? Representar um mundo em 3D em um mapa 2D resulta em algumas distorções de tamanho e proporção — e é por isso que a nossa noção da geografia de diferentes países está, muitas vezes, errada.

 

Para ajudar você a entender melhor a geografia do mundo, uma dica é o site The True Size Of..., que compara o tamanho de diferentes nações.

 

O mapa que aprendemos na escola geralmente é baseado na projeção de Mercator, criada pelo cartógrafo Gerardus Mercator em 1569. É uma projeção de mapa cilíndrica, na qual você coloca o globo em um cilindro e depois projeta cada ponto do mapa em um ponto correspondente no cilindro.

 

Esse tipo de mapa é especialmente útil para a navegação, pois representa cursos de rumo constante como segmentos retos, o que significa que os navios precisam corrigir o curso da curvatura da Terra com menos frequência. No entanto, também resulta em distorções de tamanho e forma.

 

Para os curiosos, entretanto, o tipo de mapa mais útil é baseado no método de Gall-Peters, uma projeção retangular que prioriza dar às áreas os tamanhos corretos em relação umas às outras. É justamente nesse tipo de projeção que o The True Size Of... foi criado — a ideia é permitir que o internauta tenha uma perspectiva mais correta dos tamanhos.

 

O site foi criado pelos engenheiros de software James Talmage e Damon Maneice, que tiveram a ideia após assistirem a um episódio da série The West Wing: Nos Bastidores do Poder. "Esperamos que os professores usem [o nosso mapa] para mostrar aos alunos o quão grande é o mundo", escreveram os criadores no site.

 

 

fonte: RevistaGalileu


Comente









Notícias Gerais